A área de Administração é essencial para o desenvolvimento do projeto aeronáutico, uma vez que é responsável pela gestão da equipe. É papel da Administração organizar e manter toda a documentação referentes a equipe e seus respectivos membros e fazer o seu inventário.
Além disso, a área renova os patrocínios antigos e busca novos patrocinadores financeiros e de materiais, além de cuidar das finanças e das compras da equipe.
Por fim, a Administração organiza os ensaios e testes em voo.
A área de Marketing é responsável pela divulgação da Keep Flying, que é essencial para a equipe ganhar maior visibilidade e, consequentemente, mais patrocinadores e ingressantes. Assim, essa área organiza e prepara todos os materiais necessários para eventos que possam oferecer visibilidade para a equipe.
Também é papel da área de Marketing administrar as redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e o site da equipe.
Por fim, a área é responsável por criar a identidade visual da Keep Flying e fazer as imagens e as artes que são postadas nas redes sociais, impressas nas camisetas e coladas nos protótipos dos aviões.
A área de Estruturas é responsável por definir a geometria interna do avião de modo a garantir sua resistência a esforços com o menor peso vazio. Além de estudar materiais e conexões.
Cabe à área analisar o comportamento estrutural utilizando métodos computacionais e validar os resultados com ensaios.
A área de Prototipagem Digital é responsável por produzir modelos digitais e plantas, permitindo que a fabricação e montagem do avião sejam feitas com precisão.
A área de Aerodinâmica define e otimiza a geometria externa do avião por meio do estudo das interações entre o ar e a aeronave e da análise das forças e dos momentos que atuam na sua superfície.
Cabe a essa área calcular os coeficientes aerodinâmicos do avião por meio de métodos computacionais e validar esses métodos por meio do estudo do comportamento da aeronave em um túnel de vento e em voos de testes.
A partir da análise dos coeficientes do avião, busca-se otimizá-lo por meio de, por exemplo, a adição de endplates e wing fences.
A área de Cargas Aerodinâmicas é responsável por analisar as fases de voo da aeronave sob o ponto de vista das forças e carregamentos impostos às estruturas do avião.
Cabe à área determinar quais são as condições críticas que a aeronave deverá suportar durante sua missão, além de estabelecer o seu envelope de voo.
Assim, Cargas desempenha uma conexão essencial entre as áreas de Estruturas e Aerodinâmica, permitindo, posteriormente, um melhor dimensionamento dos componentes do avião.
A área de Aeroelasticidade é responsável por estudar a interação entre a flexibilidade das estruturas do avião e as forças que agem sobre elas, uma combinação que pode comprometer a segurança do voo.
Fenômenos como a redução da eficiência de comandos, instabilidade e falhas, causados por torções e vibrações das asas, são o foco das análises dessa área.
Os resultados trazem informações importantes sobre o comportamento do avião e distribuição dos carregamentos, que podem ser convertidos para a área de Estruturas dimensionar novos componentes que garantem a segurança da aeronave.
A área de Desempenho busca prever o comportamento do avião por meio da simulação das diferentes etapas de voo: decolagem, manobras em voo e pouso.
Com essas simulações e com ensaios práticos, a área tem papel fundamental na estimativa de pontuação e na escolha do conjunto motopropulsor.
A área de Estabilidade e Controle é essencial para o projeto, pois estabelece critérios para assegurar que o avião é estável e controlável em diversas condições de voo. Para isso, analisa-se o comportamento estático e dinâmico da aeronave por meio das equações de movimento, averiguando a posição e dimensão da cauda e das superfícies aerodinâmicas.
Além disso, a área dimensiona as superfícies sustentadoras (ailerons, profundor e leme) com o intuito de maximizar a eficiência da aeronave, garantir a sua robustez e realizar a missão com segurança.
O Projeto Elétrico é vital para a projeção do avião, uma vez que, se o sistema elétrico falhar, toda missão da aeronave está em perigo. Participamos de todas as etapas de escolha dos componentes elétricos do avião, como motores, cabos, atuadores e rádio controle.
Além da escolha, nós devemos testar o sistema elétrico da aeronave para verificar se as previsões teóricas estão satisfeitas.
Por último, instalamos os componentes na aeronave e asseguramos que, com a nossa placa de aquisição de dados, o feedback da performance do nosso avião seja mais preciso e assertivo.
Av. Professor Mello Moraes, 2231 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030
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